Na impossibilidade humana de "gerir" milhares de escolas e centenas de milhares de professores, os esclarecidos especialistas construíram uma teoria "científica" e um método "objectivo" com a finalidade de medir desempenhos e apurar a qualidade dos profissionais. Daí os patéticos esquemas, gráficos e grelhas com os quais se pretende humilhar, controlar, medir, poupar recursos, ocupar os professores e tornar a vida de toda a gente num inferno. O que na verdade se passa é que este sistema implica a abdicação de princípios fundamentais, como sejam os da autoridade da direcção, a responsabilidade do director e dos dirigentes e a autonomia da escola. O sistema de avaliação é a dissolução da autoridade e da hierarquia, assim como um obstáculo ao trabalho em equipa e ao diálogo entre profissionais. É um programa de desumanização da escola e da profissão docente. Este sistema burocrático é incapaz de avaliar a qualidade das pessoas e de perceber o que os professores realmente fazem. É uma cortina de fumo atrás da qual se escondem burocratas e covardes, incapazes de criticar e elogiar cara a cara um profissional. Este sistema, copiado de outros países e recriado nas alfurjas do ministério, é mais um sinal de crise da educação. (António Barreto, Público, 9/3/2008)A este esclarecido texto, acrescentamos apenas que não serão só e principalmente os professores a sofrer na pele e na alma as consequências do desastre provocado pela actual política educativa. A prazo, o prejuízo maior dela resultante será dos jovens e do país. É, por essa razão, lamentável que os pais e encarregados de educação não entendam isso e sejam, objectivamente, coniventes com o governo no crime que se está a cometer.
sábado, março 21, 2009
A farsa da avaliação de professores
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário