"Blitz" elege os 25 melhores álbuns portugueses das últimas quatro décadas Enquadrada na comemoração dos 25 anos da revista musical "Blitz", a eleição ficou a cargo da chamada Academia "Blitz", um grupo de mais de 50 personalidades ligadas ao mundo da música. Entre críticos, músicos e promotores, ao todo cinco álbuns para cada década (desde 1960) foram considerados os 25 melhores da música portuguesa.Há que dar a estas eleições a importância que elas têm, que pode ser bastante, em termos de marketing, mas é muito relativa (ou mesmo nenhuma), quando falamos duma escolha criteriosa, fundamentada e intelectualmente séria.
Só isso pode explicar a ausência da lista de nomes que ficarão seguramente na história da música popular portuguesa como — citando de memória e não alargando muito… — Sérgio Godinho, Banda do Casaco, Jorge Palma, Trovante, Xutos e Pontapés, António Variações, Júlio Pereira, Mariza, Cristina Branco, e a inclusão de nomes que cairão (ou estão já) na arca do esquecimento, os quais me dispenso de referir.
Como diz o Sérgio, "Só neste país!"
Mas afinal quais foram os 25 albuns escolhidos pelo Blitz?
ResponderEliminarFernando Sarzedas
e nao quuerendo ser exaustivo mas pq acho q sempre foram ostracizados e abafados pela imprensa em geral, os Mão Morta, q tiveram alguns dos q foram considerados os melhores albuns do ano como: Mutantes S 21, Há muito tempo q o ar nesta latrina se tornou irrespiravel, Nús e o último, Maldoror, realmente SÓ neste país...
ResponderEliminartenho q fazer uma correcção, na década d 90 o mutantes s 21 foi considerado pelo blitz um dos melhores do ano...
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarPara verem a "famosa" lista, cliquem no texto em itálico que vão ter à notícia original (Público).
Abraço.
Olá. Esta notícia do Público é um pouco "confusa", uma vez que apresenta uma lista truncada de 25 álbuns (na realidade, são 170, divididos por 5 décadas - o título da notícia fala em 4...). Paras as listas completas, só mesmo na revista (40 álbuns por década, excepto infelizmente a de 60, só com 10), mas no site do Blitz podem ver-se os 10 primeiros lugares de cada década. Parece-me que assim o quadro já fica diferente.
ResponderEliminarAnos 90:
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/53531
Anos 80:
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/53481
Anos 70:
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/53438
Anos 60:
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/53376