domingo, novembro 06, 2005

Comércio "livre" à medida dos EUA

Pela quarta vez, a Cimeira das Américas saldou-se por um rotundo fracasso, não conseguindo sequer produzir uma declaração final.
Porque os EUA e Bush querem uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) à medida dos seus próprios interesses não admitindo deixar de subsidiar os seus agricultores.
E o Mercosul — Argentina, Brasil, Chile e Uruguai — e a Venezuela não alinham com esta concepção viciada de comércio “livre” e recusam frontalmente políticas que causam "miséria e pobreza"!
Tão “simples” como isto…

4 comentários:

  1. Embora desconhecendo em concreto os objectivo da ALCA, depois de ler o artigo referenciado e confrontando com este post, quer me parecer que:
    1. Afinal o "rotunfo fracasso" não passou apenas de um impasse devido a uma questão de relacionada com "ver incluída na declaração final uma data concreta para o relançamento das discussões".
    2. Dos 34 países da ALCA apenas o Mercusol + Venezuela estão a criar dificuldades porque "é forte como uma rocha". Com uma justificação destas quer me parecer que não vão conseguir ir muito longe.

    ResponderEliminar
  2. 1.º — É um rotundo fracasso, e já agora acresccento, por culpa dos EUA, que querem o comércio livre com os outros estados americanos (ALCA) desde que possam continuar a subsidiar os seus agricultores, violando deste modo as leis da livre concorrência e do comércio mundial (praticando "dumping", i.e., subsidiando produtos para poder exportá-los mais baratos).
    2.º — É um rotundo fracasso, porque mesmo que acordassem numa data para voltarem a reunir, "não estão reunidas as condições para instrumentalizar a ALCA" com esta atitude intransigente dos EU.
    3.º — É um rotundo fracasso, porque, mesmo não considerando a Venezuela do "perigoso comunista" Hugo Chavez, para fazer da América Latina um quintal dos States, Bush teria de vergar "apenas" as quatro maiores e mais progressivas economias do sub-continente (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), de pouco lhe valendo que os outros 29 lacaios lhe estendam o tapete.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/3/07 13:21

    Where did you find it? Interesting read attache remorque renault scenic

    ResponderEliminar