sábado, fevereiro 06, 2010

O nosso drama

Afinal, segundo a imprensa que se recusa a ser voz-do-dono, as escutas do processo "Face Oculta" parecem revelar que os "amigos" Sócrates e Vara, com currículos já bastante recheados de trapalhadas e jogadas de seriedade muito duvidosa, terão agora, alegadamente, planeado criar uma crise política com o objectivo de antecipar as eleições legislativas para 2011, financiar a campanha com dinheiro de empresas públicas e controlar a comunicação social, e, simultâneamente, atingir o Presidente da República através de ataques políticos ou usando os interesses económicos do seu genro.
Na opinião dos responsáveis pela investigação, trata-se de um crime que tem uma moldura penal de 2 a 8 anos de prisão, se for consumado, e de 1 a 4 anos, na forma tentada. Por isso o Juiz de Aveiro enviou as escutas ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que, como já todos sabemos, as mandou destruir por, em seu entender, não revelarem "ilícito penal"!!!

Como facilmente se percebe de tudo isto, este primeiro-ministro, com a evidente protecção do STJ e da Procuradoria Geral da República, nunca será julgado pelo que quer que seja.
Restaria apenas saber o que faria o Presidente da República mas já se viu que não fará nada de especial, mais que não seja para deixar Sócrates fritar no lume brando da crise. Por isso não o demitirá. De resto, se o fizesse e fôssemos novamente a votos, palpita-me que ficaria tudo rigorosamente na mesma. É esse o nosso drama.

Coro dos Tribunais, álbum "Coro dos Tribunais", José Afonso

1 comentário:

  1. Não se compreende o silêncio dos partidos face à gravidade institucional que a publicação dos despachos do procurador João Marques Vidal e juiz de Instrução António Costa Gomes depois das investigações conduzidas pelo inspector da polícia judiciária Teófilo Santiago, sobre o manifesto “indício” de crime de atentado ao estado de direito praticado pelo primeiro-ministro José Sócrates.
    Um dos fundamentos da Democracia – a liberdade de expressão - é posto em causa da forma mais torpe e descarada e, perante “indícios” tão claros, os partidos políticos balbuciam a medo palavras de circunstância como se de uma banalidade se tratasse

    ResponderEliminar