sábado, fevereiro 13, 2010

Se há um "corno", alguém o "encornou"

Diz o nosso povo, na sua linguagem nua e crua, que o corno é sempre o último a saber, querendo com isso afirmar que quem é traído acaba quase sempre por só ter conhecimento da traição de que é alvo depois dela já andar nas bocas do mundo.


É o que terá acontecido com o presidente da PT que garante ter sido o último a saber do envolvimento da empresa num alegado plano do governo para controlar a comunicação social. Não me admira nem sequer choca, portanto, que Henrique Granadeiro tenha afirmado sentir-se encornado. Este tipo de linguagem não me suscita qualquer pudor, mesmo tratando-se do presidente de uma grande empresa. O que me enoja e muito são os factos que levaram o presidente da PT a sentir-se traído. Mesmo que não tenham passado de intenções. E, definitivamente, se há um corno alguém o encornou.

De Quem Foi a Traição, Fura Fura (1978), José Afonso

1 comentário:

  1. Meu Amigo, "nesta hora difícil da vida nacional" - onde é que eu já ouvi isto?? - apetece-me dizer, despudoradamente, que, cornos, somos todos nós, portugueses, trabalhadores, gente que, durante mais de trinta anos, deu o melhor de si a poderes corruptos que não o mereciam. Fomos bandarilhados, arrastados pela praça, cortaram-nos as orelhas e os rabos e, ainda por cima, receberam uma grande ovação...
    ________________________________________________
    (esta linguagem tauromáquica, tem apenas a ver com o meu sangue Ribatejano - ainda por cima, nasci ao lado de uma praça de touros. Enfim, coisas que um nasciturno não escolhe...)
    MEMC

    ResponderEliminar