quinta-feira, setembro 03, 2009

Pasto para os grandes interesses privados

O relatório da Comissão Europeia sobre o sector da energia e transportes na UE, datado de 2009 e referente a 2006, revela que, em 27 Estados-membros, Portugal é o quinto com mais auto-estradas por cem mil habitantes, sendo que em nove das 25 auto-estradas portuguesas circulam em média, por dia, menos de dez mil carros, um dos critérios internacionais para justificar uma auto-estrada. Mesmo assim, com os projectos rodoviários em curso e os quatro a serem lançados até Junho de 2010, a rede irá aumentar 860 quilómetros. E entre Lisboa e Porto surgirá uma terceira ligação deste tipo. Correio da Manhã


Os responsáveis governativos não se cansam de repetir que toda esta asfaltização avassaladora tem por objectivos promover o crescimento económico, o desenvolvimento do país e o aumento da segurança rodoviária. Mas os factos demonstram que, com tantas auto-estradas, Portugal continua a ser um dos países mais pobres, mais assimétricos e com a maior sinistralidade automóvel da União Europeia. Ao contrário da Noruega, onde a quase inexistência de auto-estradas não impede que seja um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Quer-nos parecer que as razões que subjazem a esta estratégia são outras! Não têm a ver com os reais interesses do país mas antes satisfazer os apetites dos grandes interesses privados!

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