segunda-feira, março 30, 2009

Responsabilizar os pais pela educação dos filhos

Sempre acreditei e defendi que a Escola tem um dúplice objectivo: formar, a um tempo, profissionais competentes e cidadãos conscientes. Dito de outra forma, transmitir às crianças e aos jovens não apenas conhecimentos mas também valores.
Lamentavelmente, a escola portuguesa afasta-se cada vez mais deste desiderato e são os professores, injustamente, que acabam por ser tratados como bodes expiatórios de um problema do qual, juntamente com os alunos, são mais vítimas do que culpados.
Na realidade, o fracasso da Educação deve-se, primeiro e sobretudo, a uma política educativa que, ao mesmo tempo que desautoriza o professor e desvaloriza o seu papel, cultiva a diversão e a facilidade, o laxismo e a indulgência, e aposta num sucesso educativo meramente estatístico. Por outro lado, a generalidade das famílias — algumas tão pressurosas a enxovalhar os professores ou até a usá-los como sacos de boxe — revela-se perfeitamente incapaz de educar os seus filhos e, pior do que isso, indisponível para apoiar a escola nessa indispensável missão.
As consequências de tudo isto são, infelizmente, fáceis de prever: indisciplina escolar, absentismo, abandono da escola.

Se está de acordo, assine aqui a petição à Assembleia da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário