sexta-feira, março 06, 2009

Pois canté!

O ano passado, os lucros da Galp atingiram qualquer coisa como 478 milhões de euros. Para esta cifra muito contribuiu o crescimento de quase 200 por cento, correspondente a um aumento de 125 milhões, verificado no último trimestre do ano.
Estes resultados, verdadeiramente obscenos, devem-se ao abusivo aumento de 25 por cento das margens de refinação, mas sobretudo ao roubo — é o que se deve chamar-lhe — de 105 milhões de euros, proveniente da lentidão e do atraso deliberados no acerto dos preços pelos valores do mercado internacional.
Num mercado dominado pelo monopólio da distribuição e a cartelização das principais empresas de venda, com um governo e um regulador que falam mas não fazem nada, a privatização da Galp e a liberalização dos preços só podia dar nisto: somos um dos países da União Europeia onde os combustíveis são mais caros.

Os lucros da EDP, por seu turno, registaram, em 2008, um crescimento de 20 por cento, alcançando 1092 milhões de euros, valores apenas possíveis por sermos o quinto país da União Europeia onde a electricidade é mais cara. Apesar de, por via disso e devido à crise, os cortes no abastecimento por falta de pagamento serem cada vez mais frequentes.

E depois disto, ainda há quem tenha a distinta lata de afirmar de cátedra que a solução para a crise está no congelamento (ou mesmo na redução) dos salários!… Se foi a voragem capitalista e a especulação insaciável que a ela conduziram, "os ricos que paguem a crise", "pois canté"!



Sem comentários:

Enviar um comentário