quarta-feira, março 18, 2009

Era bom que o Estado português aprendesse

O comité judicial dos Estados Unidos, controlado pelos democratas, aprovou uma lei destinada a recuperar os 165 milhões de dólares (cerca de 127 milhões de euros) pagos pela seguradora AIG aos seus executivos.
Esta lei irá ainda autorizar o procurador-geral dos EUA a pedir a devolução de compensações excessivas anteriores embolsadas por funcionários de empresas ou instituições que receberam mais de dez mil milhões de dólares de ajuda do Governo norte-americano.


Era bom que o Estado português aprendesse alguma coisa com exemplos como este mas, num país onde a corrupção se agravou nos últimos quatro anos, o Banco de Portugal deixa a alta finança andar à rédea solta e o Governo acha que não deve interferir na gestão duvidosa ou mesmo danosa das empresas em que é accionista maioritário, tenho sérias dúvidas que tal venha a acontecer. Portugal continua a ser um país de clientelas e interesse instalados.

1 comentário:

  1. (o juizes portugueses já sabem tudo; não precisam de lições...)

    "Um juiz norte-americano ordenou que o Bank of America revelasse informação relativa às compensações atribuídas aos funcionários do Merrill Lynch antes de o banco ter comprado a instituição de investimento falida. "

    Estas notícias estão a sair diariamente nos EUA.
    "H"

    ResponderEliminar