sábado, dezembro 06, 2008

Vale tudo. Até tirar olhos.

Trinta anos da eufemisticamente designada 'alternância democrática', entre PS e PSD, não apenas falharam clamorosamente no desenvolvimento do nosso país, como o transformaram num dos mais pobres e socialmente mais injustos da União Europeia.
Paralelamente, grassa em Portugal a mais sórdida e impune promiscuidade entre o poder político e os interesses financeiros, ante a complacência das autoridades ditas reguladoras e a ineficácia do sistema judicial.
Enquanto dois milhões de portugueses sobrevivem no limiar da pobreza e cada vez mais elementos da 'classe média' têm de recorrer à ajuda do Banco Alimentar, o 'centrão de interesses' continua a ser uma plataforma para a realização de negociatas sem escrúpulos, imorais e, quiçá, ao arrepio da lei, como esta ou esta.
Decididamente, a Portugal já pouco sobra de um Estado de Direito democrático. Mais parece uma 'zona franca' onde tudo vale. Até tirar olhos.

9 comentários:

  1. Senadores da República (das bananas. O excerto do poema de Guerra Junqueiro define bem o grau zero de étia política que grassa no centrão cleptocrata. "(...)Dois partidos (...),
    sem ideias,
    sem planos,
    sem convicções,
    incapazes (...)
    vivendo ambos do mesmo utilitarismo
    céptico e pervertido, análogos nas palavras,
    idênticos nos actos,
    iguais um ao outro
    como duas metades do mesmo zero,
    e não se amalgamando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento,
    de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)"
    Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896

    ResponderEliminar
  2. Não posso estar mais de acordo. Só que, infelizmente, nascemos com o triste fado de, aos portugueses, parecer não restar alternativa ao centrão dos interesses... Daí que, a não ser que aconteça algum "milagre" só nos reste continuarmos a ser "governados" por quem se governa à custa do "nosso" voto... Bolas... e eu que tive tantas esperanças quando Abril nos abriu as portas... da esperança.

    ResponderEliminar
  3. E eu, que continuo com esperança!
    (Será loucura?)
    Homero

    ResponderEliminar
  4. Estes sujeitos que têm feito parte da governança deste país, pelo menos de há uns 25 anos a esta parte, são escolhidos para as listas eleitorais por gente que nunca aparece; depois, se ganham o poleiro, apenas têm de obedecer cegamente a tudo o que lhe mandam; mesmo que façam algum sacrificiozito, são bem recompensados enquanto lá estão (no poleiro); depois de sairem, são bem colocados e podem meter-se em todos os negócios que quizerem porque são sempre bem protegidos. Se borrarem a pintura demais, são abandonados e até podem ser arguidos mas, de qualquer forma, há pouquíssimos que caiem nessa. Entretanto, levaram muitos e muitos milhões daqui para fora e, portanto, não têm problemas na vida depois da coisa arrefecer. Lembra-se do grupo de macau? alguns são agora ministros, outros já foram. MAS, OS QUE ME IRRITAM MAIS SÃO MESMO ESSES QUE NUNCA APARECEM E QUE COMANDAM TUDO ISTO.

    ResponderEliminar
  5. "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar." (Eduardo Galeano)

    Percebo-te, Homero.
    Somos utópicos.
    É por isso que não deixamos de caminhar!

    ResponderEliminar
  6. Al Mertuli, meu amigo, se há coisa que não nos ajudará é o fatalismo ou a crença em milagres.
    Estamos "condenados" a acreditar nos ideais de Abril e a lutar por uma sociedade mais justa. Esta e o poder político instalado há muito provaram que estão ao serviço dos ricos e dos poderosos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. caro psergio
    Há uma profunda semelhança entre os últimos 30 anos do actual regime republicano, dominados pela alternância governativa do PSD e do PS, e os últimos 30 anos do regime monárquico, em que "regeneradores" e "progressistas" se alternavam no poder.
    O resto da história já conhece.
    Só é lamentável que, passados 100 anos, ainda não tivéssemos aprendido a lição.
    Mas acredito que, assim como o "rotativismo" teve um fim, a "alternância democrática" (chamemos-lhe cleptocrática) também há-de cair. Se fizermos por isso.

    ResponderEliminar
  8. Em 4 de Março de 2001 o ex-ministro das Obras Publicas Jorge Coelho, e após uma noite de tragédia onde morrem 59 pessoas, demitiu-se e afirmou que “a culpa não ia morrer solteira”.
    As famílias das vítimas da ponte de Entre-os-Rios ao apresentarem uma queixa crime contra o Estado, pediram ao então ex-ministro Jorge Coelho, que contasse tudo o que sabia sobre o caso.
    Uma das ingenuidades que caracterizam a personalidade do povo português - em termos sociológicos - é a crença que há certas personalidades públicas cuja bondade, simpatia ou o proselitismo os pode ajudar.
    O antigo ministro, ex-responsável político do PS e actual Presidente Executivo da Mota-Engil é um destes casos.
    Após a sua demissão de Ministro, e claramente numa fase desfavorável da sua carreira política, passa a exercer funções de professor universitário numa instituição de ensino superior privada (ISCEM) cujo vencimento era superior a uma centena de euros à hora.
    Em 2002 o Dr. Jorge Coelho cria uma empresa - a Congetmark – uma das accionistas da Valor Alternativo, entrando assim no mundo empresarial.
    De Político, a Professor Universitário, a Empresário e a Presidente Executivo vem ao de cimo a capacidade de manobrismo do Dr. Jorge Coelho. É incólume à crítica, à censura pública, à imputação de responsabilidades pelos actos que produzem efeitos lesivos dos interesses dos cidadãos.
    Claramente, e ao contrário do que se podia imaginar até aqui, o Dr. Jorge Coelho não tem qualquer costela de bom samaritano, mas de sim de um oportunista puro e nato, cheio de esquemas e habilidades tal e qual o Harry Houdini

    ResponderEliminar
  9. ..."transformara a nação num espaço de terror, onde o silêncio tomava corpo no carimbo da censura, e os informados arquejavam sob o pesadelo latente da polícia secreta. Fomentada demagogicamente e coberta por um cínico manto de impunidade, a corrupção invadira as próprias profissões ajuramentadas à moral. Ninguém queria ouvir falar de civismo, dever, honradez e liberdade. Uma covardia funda, medular, entranhada na alma, reduzira a camada alfabeta do país a uma massa amorfa, protoplasmática, egoista, surda a todos os apelos fraternos e cega a todos os acenos da razão, sorna, abúlica, pronta apenas em cada momento a emitir pseudópodes tácticos de avidez nutritiva. A orquestração da verdade oficial, realizada através dos vários meios de comunicação ao serviço do poder, acabara por destruir nas mentes o sentido crítico, a apetência da análise e do julgamento. Era como se a varado mando, mágica e demoniacamente, tivesse apagado em cada humanidade a luz racional e deixasse nela somente a escuridão instintiva. Em vez de naturezas pensantes, seres vegetativos. Taxados de palermas, intratáveis ou líricos, consoante o grau eufemístico do catalogador, os raros resistentes, que teimosamente mantinham aceso o facho da insubmissão, viam-se e desejavam-se para sobreviver. "

    Em: A criação do mundo
    Miguel Torga

    ResponderEliminar