quinta-feira, dezembro 11, 2008

Resistir (agora mais do que nunca)

Pronto. Depois das declarações de Sócrates ao seu rebanho parlamentar, ficou provado, se dúvidas ainda houvessem, que a negociação da Plataforma Sindical dos Professores com o ME mais não foi do que uma encenação, urdida com o propósito exclusivo de veicular uma imagem dialogante daquele que é o Governo mais autoritário dos últimos trinta anos.
De resto, o diálogo foi de tal modo genuíno que a pedreira ministerial nem uma vírgula aceitou das propostas sindicais.
Ao invés, anda a coagir os Presidentes dos Conselhos Executivos — dantes, órgãos de gestão democrática das escolas e, agora, meras correias de transmissão do ME — a avançarem com a aplicação do seu modelo de avaliação incendiário e perverso e a afirmarem que o processo avança, mesmo se, de facto, está parado.
Esgotadas as negociações, que verdadeiramente não existiram, e com tempo chuvoso e frio, a luta regressa às escolas.
Os professores irão mostrar que a sua preocupação é a aprendizagem dos seus alunos e, seguramente, dar a resposta que avisos como este merecem: ignorá-los. Nunca como agora fez tanto sentido a máxima de Ghandi: "Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo."

1 comentário:

  1. Nao poderia estar mais de acordo.
    Temos a razão do nosso lado e à gente ninguém nos cala.
    Força companheiros.No que depender de mim e dos meus estamos nessa.
    Ontem, já distribuimos folhetos aos pais a esclarecê-los das causas da nossa luta.Há alturas em que é preciso desobedecer e esta é uma delas! Contra a mentira e a prepotência não há outra maneira senão RESISTIR...RESISTIR...RESISTIR.

    ResponderEliminar