terça-feira, dezembro 02, 2008

A fábrica de chouriços

O Programa Novas Oportunidades, pelos vistos, está com baixa produtividade e, por isso, vai ter de acelerar sete (!!!…) vezes mais o seu ritmo de certificação. Por este andar, não me admira — e acho até da mais elementar justiça — que passe a aceitar exames por fax e outros expedientes do estilo, os quais, como ficou comprovado no caso do senhor Engenheiro Sócrates, tanto sucesso tiveram.
Com a Escola a produzir certificados em massa, como se de uma fábrica de chouriços se tratasse, o Primeiro-Ministro talvez melhore a percentagem da 'população activa com ensino secundário completo'. A verdadeira qualificação dos portugueses é que continuará adiada por muitos e bons anos.

3 comentários:

  1. Acho desagradável falarem assim, quando há centros a trabalhar com dignidade e credibilidade.
    Não ponhamos tudo no mesmo saco, pois podemos perder a razão. Alguns professores ainda vão tendo horário graças a estas iniciativas.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Costa,
    Uma árvore não faz a floresta.
    Na minha escola, tanto quanto sei, o CNO está a funcionar MUITO BEM. Mas, na maior parte dos casos, segundo testemunhos de colegas, a coisa não é bem assim.
    E o Governo, com esta exigência insensata de aceleração louca (7 x mais???) do ritmo de certificação em nada contribui - muito pelo contrário - para a credibilidade do projecto. Nem para aumentar, de forma sustentada, o número de horários dos professores.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. 1 milhão de certificações até 2010. Certificações de quê, para quê? Vários responsáveis pelas certificações contaram-me da angustia que sentiam ao serem "obrigados" pelas chefias a certificar sistematicamente sem olhar a critérios. Quem ganhará com isto? O governo? Até quando? Até os próprios titulares do certificado perceberem que é uma fraude e que não serviu para nada? O país vai mudar algo por um milhão de pessoas ter de repente um certificado nas mãos sem terem feito nada mais para obter-lo do que simplesmente inscrever-se?
    Que ganhará o Sr. Luís Capucha? Será que não tem um pingo de vergonha? E o resto do país, anda a dormir?

    ResponderEliminar