quinta-feira, dezembro 25, 2008

Crianças sem Natal

Dia de Natal

Tristeza vai-te embora
Tristeza
pequena morte
Chega a noite, vai-se o dia
e assim há-de desaparecer este pobre diabo
que eu sou
com calças rotas
camisola cosida
Esperavas um milagre nesta noite de Natal?
A camisola não recebeste
As calças não tas deram
Bem feito
para não acreditares em anjos.

mário


Carta ao Menino Jesus

Meu querido Jesus:

Aqui estou neste sítio pobre, nesta rua fria, na minha casa de lata com as árvores vermelhas a anunciar a tua chegada.
Os anjinhos de estrelas das montras de Lisboa quando eu esta tarde estive sentado naquela rocha negra do fim do cais, disseram-me que não chorasse porque teria umas calças vermelhas e uma camisola de lã branca com flores roxas. Mas agora é de noite, os pés não os sinto e se me dessem uns pauzinhos para fazer um lume, mesmo pequenino, ou me levasses nos braços para o céu como se fosse uma gaivota, essa era a minha melhor prenda de Natal.

fernando brás


Fiz também estes versos numa noite de natal

Estou farto de ser pobre
e de viver numa barraca de lata
agora sinto que morro
sinto a morte a chegar
vejo tudo perdido
é permanente este rio
pobre

sinto que morro
a morte é fria
mas viver nisto, não.
Estou só
Fica este poema
para quando me encontrarem
terem vergonha desta miséria.

victor pinho moreira

A Criança e a Vida, textos infantis coligidos por Maria Rosa Colaço

1 comentário: