sexta-feira, dezembro 05, 2008

Oportunidade perdida

Como é sabido, Lurdes Rodrigues, que andava desaparecida perante a contestação massiva e implacável dos professores, foi ontem ouvida em audição parlamentar pedida pelo Bloco de Esquerda, tendo admitido a substituição do seu inqualificável modelo de avaliação (ou, para sermos mais exactos, modelo de destruição da Escola Pública), no próximo ano, na condição de que o mesmo seja aplicado este ano, posição que foi unanimemente classificada por toda a Oposição como um absurdo.
Entretanto, hoje foi o CDS a apresentar um pedido de suspensão do modelo de "avaliação", que com os votos favoráveis de seis deputados do PS, bem poderia ter sido aprovado e, deste modo, ter resolvido de vez o problema, não fossem as ausências — deliberadas? ocasionais? lamentáveis, em qualquer dos casos… — de vários deputados, nas bancadas da oposição. Impõe-se, não restam dúvidas, a avaliação do seu desempenho.

3 comentários:

  1. Meu caro!
    Há um grande equívoco na sua análise!
    De facto, é uma vergonha faltarem deputados da oposição... Mas maior vergonha é, aqueles (do PS) que votaram (para inglês ver e português enganar...!) favoravelmente a suspensão do modelo... ë que eles sabiam que podiam votar assim... Mas não se coibiram outros (ou os mesmos) de votar a favor de um ECD que denigre a imagem do professor, a coloca pelas ruas da amargura, o desprestigia, permite a criação de compadrio (e já se ouviu avaliadores a dizer frases do tipo "ai, aquela é de uma família de advogados de grande prestígio É, seguramente, uma excelente profissional!"). Por isso, creio que a avaliação feita por esta senhora, ou outras como ela, está já inquinada! percebe? Eu sou titular, e disse-o num Congresso da FNE "Tenho vergonha de ser titular. Apelei à federação que lutasse para acabar com esta distinção! Não é por ter 18 anos de serviço que sou mais competente. Todos os polícias de um mesmo escalão ganham o mesmo e seguramente que nem todos têm a mesma competência... E os caixas de supermercado, igualmente... e os padeiros.. etc. etc. etc.
    Custa a entender a perseguição e esta fixação na "necessidade de avaliação" de profissionais que foram sobejamente avaliados nas universidades onde (pensamos todos ou algo vai mal!)estão os mais competentes.
    Mas, até posso aceitar ser avaliado por pares desde que provem conseguir com os mesmos alunos que tenho eu, ou seja, com a minha turma, que são capazes de fazer aprender os alunos que comigo não aprendem, que conseguem evitar o abandono dos filhos dos portugueses que as empresas têm a trabalhar e que a inspecção do trabalho não foi capaz de eliminar... Ao professor foi atribuída o papel de Tom Cruise Missão Impossível: "Acabar com trabalho infantil" porque nem os inspectores do trabalho nem os tribunais foram capazes de o fazer... ENFIM... Sei que não posso ir ao funeral do meu pai,... E tenho mágoa de não me poder despedir do seu corpo... Mas ele vai desta para a PAZ e eu tenho uma Ministra que me chama de incompetente se faltar para dele me despedir... Mandar-lhe-ei um fax a pedir que me represente, ok?
    Desafio-o a visitar ferreirablog.blogs.sapo.pt

    Que Venham Já Governantes de Espanha!
    ferreirablog.blogs.sapo.pt_14829.html

    PORTUGAL cada vez Mais Afastado da Europa
    ferreirablog.blogs.sapo.pt_14156.html

    Ministra Casmurra ? Cega?… Surda?… Nada Muda!
    ferreirablog.blogs.sapo.pt_20749.html

    ferreirablog.blogs.sapo.pt_21492.html
    Avaliação TREMENDAMENTE Injusta mais perto do fim !
    O processo de avaliação em Espanha nada tem a ver com esta palhaçada

    Democracia vs Partidocracia em Portugal
    ferreirablog.blogs.sapo.pt_12162.html

    Pais Contra a Ministra da Educação
    ferreirablog.blogs.sapo.pt_10919.html


    Mudam os Governos... Continuam as Desgraças!
    ferreirablog.blogs.sapo.pt_8983.html

    Marcha e Luta Pela Dignidade Profissional
    ferreirablog.blogs.sapo.pt_19008.html
    Que os governantes copiem o modelo da nossa vizinha Espanha!

    ResponderEliminar
  2. Caro "Anónimo" Ferreira

    Não vejo onde esteja o equívoco, muito menos grande, na minha análise!
    Se lesse postas anteriores (esta ou esta, por exemplo) facilmente verificaria que, como você, também eu considero que os ataques do governo aos professores começaram com a imposição unilateral de um ECD perverso, obviamente aprovado pela maioria PS.
    Em todo o caso, não considerei uma vergonha (a palavra é sua) a falta de deputados da oposição. Achei sim, lamentável, sobretudo da parte do PSD, a ausência de 30 deputados. Se têm vindo a apoiar, pelo menos recentemente — não sei com que intenção?!… —, a luta dos professores, um pouco mais de coerência não lhes ficaria mal…

    Obrigado pelo comentário
    Unidade na acção!

    ResponderEliminar
  3. Voltei... Agora tenho "login" para deixar de aparecer como "Anónimo".
    Concordo com o que diz e reconheço que a palavra vergonha é minha mas não está aí o cerne da minha análise, como deve compreender.
    De facto, pode ter a certeza de que, caso o PS tivesse necessidade dos seus DEPUTADOS todos, MANIPULÁVEIS que são como marionetas (basta ver as declarações de voto dos deputados socialistas aquando da aprovação do ECD para comprovar o que digo!)se a sua presença mno hemiciclo fosse fundamewntal reprovar alguma proposta da oposição, tal como para aprovar propostas do Governo, eles chegariam num abrir e fechar de olhos... Concordo que só ficaria bem à oposição (e muito mais ao PSD!) estar presente na votação... Mas faltaram porque não têm um sistema de avaliação igual ao que querem impor aos professores (sobretudo no acesso a Professor Titular)Será que ainda duvida da eficácia da máquina do Partido Socialista para fazer valer em votos a sua vontade?
    Enfim... Uma análise ou um ponto de vista, apenas!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar