segunda-feira, março 26, 2007

O concurso

Dizem que se tratou apenas de um concurso mas, com este resultado foi, infelizmente, bem mais do que isso.
Ao cabo de 30 anos de alternância dita democrática e 20 de integração europeia, quase tudo está por fazer em Portugal…
Continuamos a ser um dos países menos desenvolvidos da UE e, pior do que isso, aquele onde a diferença entre ricos e pobres é mais acentuada, com um quinto dos portugueses — 2 milhões — a viver abaixo do limiar da pobreza. Os desempregados ultrapassam meio milhão e o emprego é profundamente precário, com salários dos mais baixos da UE. O analfabetismo, a iliteracia e a taxa de abandono escolar são das mais elevadas e o nível de escolaridade dos trabalhadores portugueses é dos mais baixos. A economia portuguesa, com um crescimento muito abaixo da média comunitária, mantém-se na cauda da Europa. A agricultura, as pescas, muitas indústrias transformadoras foram varridas pela concorrência por não terem sido reconvertidas — de resto, boa parte dos fundos comunitários foram mal investidos, malbaratados e, em muitos casos, criminosamente desviados.
São estes os brilhantes resultados da governação clientelar do bloco central e da cleptocracia estabelecida.
Nada de admirar, portanto, que entre os dez finalistas do concurso, não tenham figurado nenhum dos figurões — Soares, Cavaco, Guterres, Barroso,… — que conduziram o país a esta situação!…
O que admira e preocupa é que ainda existam portugueses que continuem a acreditar em salvadores da pátria e não percebam (ou não queiram perceber) que, se ainda hoje somos um dos países mais atrasados da Europa, em boa parte o devemos ao ditador a quem eles deram o primeiro lugar… no concurso!…

2 comentários:

  1. Pela primeira vez Salazat ganha umas eleições de forma democrática e não manipulada.
    Mas isto não foi um voto em Salazar, foi antes um protesto à classe política que nos tem vindo a governar.
    Mas vamos ser positivos, vamos acreditar tal como o prémio Nobel da Paz acredita, que a pobreza vai diminuir.

    ResponderEliminar
  2. Escrevi algures que o Morto até mandava contar os que não votavam como votos a favor...daí que o número de votantes não foi significativo! Os abstencionistas mais uma vez ganharam! Desta vez não contaram! Devem estar à espera do próximo. Mas o próximo já ai está e eles nem dão por isso. Ou será que já deram por ele?

    ResponderEliminar