terça-feira, março 13, 2007

Jobs for the boys (o regabofe)

Nem de propósito! Depois do que aqui atrás escrevi acerca da generosa distribuição de tachos levada a cabo pelo actual governo, o DN dá-nos agora os números exactos do regabofe (deste governo e dos que o antecederam):
  • Em dois anos de mandato, o Governo de Sócrates já fez, pelo menos, 2373 nomeações (sem contar os dados do Ministério da Justiça, cujo titular nomeou a filha como assessora).
  • No entanto, aquele ex-primeiro-ministro que trocou o seu Governo pelo tacho da presidência da Comissão Europeia, fez um pouco "melhor": 2804 nomeações.
  • Mas se considerarmos apenas as nomeações para os gabinetes, nesse caso, o líder incontestado dos "jobs for the boys" ainda é… António Guterres, com 2132 nomeações, seguindo-se José Barroso, com 1140, e José Sócrates, com 1077.
Enfim, já não falta tudo para os 150 000 "postos de trabalho" que o primeiro-ministro prometeu criar durante esta legislatura!
Agora mais a sério: governado há 30 anos por políticos e políticas deste quilate, é por isso que Portugal é um país eternamente adiado, sem presente, e de futuro duvidoso!…

2 comentários:

  1. Até podiam ser 5000. Elas são resultado das regras actuais, que determinam estas nomeações nos denominados cargos de confiança política. Existem já propostas para clarificar melhor estes cargos e até que nível poderão ir estas nomeações. Mas o relevante para mim nesta matéria, e que não posso deixar passar é a falta de retorno na mesma ordem de grandeza destas nomeações que supostamente são para criar condições para uma equipa de trabalho totalmente alinhada. Existem bons exemplos, Finanças e Justiça, que sofreram claras melhorias nos últimos anos, mas existe os outros 80% para resolver e tem de ser neste o foco de maior reestruturação.

    ResponderEliminar
  2. Curioso é o facto de se insistir na propaganda de que há funcionários públicos a mais, em Portugal, quando é o próprio Eurostat que vem demonstrar o contrário, em percentagem da população activa:

    Suécia .. ...33,3%
    Dinamarca....30,4%
    Bélgica..... 28,8%
    Reino Unido .27,4%
    Finlândia ...26,4%
    Holanda .....25,9%
    França ......24,6%
    Alemanha ....24%
    Hungria .....22%
    Eslováquia ..21,4%
    Áustria .....20,9%
    Grécia ......20,6%
    Irlanda .....20,6%
    Polónia .....19,8%
    Itália ......19,2%
    Rep. Checa...19,2%
    PORTUGAL ....17,9%
    Espanha .....17,2%
    Luxemburgo ..16%

    Demais são as nomeações escandalosas da clientela política e familiar e as sinecuras e prebendas que lhe são atribuídas, com o dinheiro dos nossos impostos!
    Obviamente sem outro retorno que não seja para os seus bolsos!
    E ainda achas que podiam ser 5000???…

    ResponderEliminar