terça-feira, março 11, 2008

Resistir é preciso!

Pra ter um companheiro nesta viagem
Vou meter um pauzinho na engrenagem
José Mário Branco

Segunda-feira é dia de continuar a luta

Ontem [sábado] aconteceu a festa da democracia com 100 mil professores nas ruas da capital e o país a assistir, nuns casos estupefacto e aterrorizado, noutros contente porque começa a ver a luz ao fundo do túnel e a acreditar que é possível remover “Pinto de Sousa e sus muchachos” do poder.

No entanto, amanhã [segunda] é dia de trabalho e os professores mostrarão nas suas escolas, frente a frente e olhos nos olhos com os seus alunos, que são profissionais responsáveis e dedicados à tarefa que lhes está cometida.

Mas também é dia de continuar a luta contra as políticas educativas erradas deste governo e contra o sitema ”Português Suave” que está instalado em muitas escolas e que tem como principais mentores os seus PCE’s, PCP’s e PAE’s.

[continua aqui]

Desta vez faz sentido usar a burocracia como arma

Nesta fase em que a mobilização é forte, mas da parte do governo a insensibilidade é teimosamente persistente, resta-nos utilizar a lei e a burocracia em nossa defesa.

O que sugiro é que se inundem as secretarias das escolas com pedidos de esclarecimento dirigidos aos titulares dos órgãos de gestão sobre os procedimentos que têm sido adoptados para iniciar o processo de avaliação de desempenho.

[continua aqui]

Dicas para lidar com os PCE que deixaram de ser professores e se tornaram serventuários

A principal arma do PCE serventuário é a intimidação. A segunda é a imposição do silêncio. O PCE serventuário receia acima de tudo a transparência e a divulgação pública das decisões tomadas em sede dos diversos órgãos da escola. O PCE serventuário receia dar ordens por escrito (prefere fazê-lo no aconchego do seu gabinete) e teme acima de tudo os requerimentos dos seus subordinados.
Se o seu PCE pertence a esta espécie de gente, sugiro que siga estas dicas:

[continua aqui]

Sem comentários:

Enviar um comentário