sábado, março 22, 2008

Sociedade da miséria

A sociedade da miséria — económica, cultural, moral — é ela própria uma miséria de sociedade. Nela, tudo se vende, tudo se consome. Até a falta de educação.

2 comentários:

  1. Anónimo4/4/08 21:55

    Meus amigos. vocês não sabem o que é miséria.Eu nasci em 1937.Vi pessoas a trabalhar no campo a comerem meia sardinha amarela de barrica.Eu e mais 5 colegas para tirar a 4º classe andava dez km a pé, ida e volta.Comida era uma bucha com quinjinho de Évora, fruta só a que havia da época.Na escola nem lareira ha havia,nem uma sôpa quente. Entrava-mos ás 8 H da manhã e saimos ás 5H 30M, depois ainda fazia-mos 5 Km para chegar a casa. Estudava com candeeiro a petróleo.Uma disciplina de ferro. Terminei a 4ª classe com destição, fiz a admissão.Para continuar fazia 180 Km por dia até Lisboa todos os dias .Partia de casa ás 7 H só chegava ás 22H30M. Estudava no combóio com luzes impossiveis de vêr.Quando chegava a casa é que jantava,já com trabalhos feitos.Terminei o meu curso de quimica analitica. Trabalhei 40 anos, estou reformado, fui sempre avaliado na profissão, nunca tive mêdo de o sêr.Passei as passaa do Algarve. AGORA O QUE É EU VÊJO:- graças a DEUS que há escolas em todo lado,dão comida, transporte,livros aos mais nessecitados, (ainda bem) etc,etc. Eu para comprar livros ia á barateira, para não muito no orçamento de ferroviário. Ainda por cima com um DITADOR E PIDE,PSP E A GNR DO CARMO sempre a cotrolarem tudo. Hoje graças aos capitães, temos tudo o que me faltava (LIBERDADE).Não vejo fome como dizem, muita gente não quer trabalhar.O povo tem tudo não aproveita as opurtunidades que lhes dão.Tanta possibilidade e não a aproveitam.Uma nota, para verem o que era o regime tenaz tenebroso.O meu PAI trabalhava na C.P.12H por dia e ganhava 8H.Não podia dizer nada porque ficava desempregado.Isto não é uma injustiça? 22anos assim.Na eleição do Gen. Humberto fomos presos sò por ir a Santa Apolónia esperá-lo, com pancada e tiros da PSP na rua Augusta.AGORA HÁ LIBERDADE fartura de tudo.Se o meu pai abrisse os olhos ficava muito Feliz.Há manifestações (a PSP até proteje), antes era tudo preso.MAS AINDA BEM QUE ESTAMOS ASSIM VAMOS TER ESPERANÇA.O povo passou muito,vamos calma que tudo se vai compôr. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, embora mais novo que o meu amigo, tenho plena consciência da miséria a que o nosso povo foi submetido durante o regime salazarista e que tão bem retratou no seu pungente comentário.
    Deixe, no entanto, que lhe lembre que, por muito que nós não desistamos de manter o 25 de Abril vivo nos nossos corações, 30 anos de governação dominada por uma alternância dita democrática não fizeram "melhor" do que manter o país na cauda da Europa, com mais de 2 milhões de portugueses a viver abaixo do limiar da pobreza, a maior assimetria entre ricos e pobres, uma economia a sobreviver a balões de oxigénio, um desemprego crescente e um trabalho mal remunerado e sem quaisquer garantias de estabilidade, uma Escola Pública e um Serviço Nacional de Saúde vítimas de uma política economicista cega e de cedências sem escrúpulos aos interesses privados, etc., etc.…
    Enfim, há-de concordar que muitos dos sonhos de Abril continuam hoje por se cumprir e a miséria — ainda que diferente daquela que descreveu — continua a existir e, infelizmente, por erradicar, enquanto uma minoria de "senhores" se locupleta com fortunas conseguidas de forma absolutamente imoral!

    Em todo o caso, e para acabar, não era apenas e tão só à miséria material que me referia em "Sociedade da Miséria", mas também à miséria cultural e moral de uma sociedade capitalista cada vez mais desprovida de valores onde, em nome do lucro fácil, tudo pode ser vendido. Até as faltas de educação. Seja sob a forma de bonés, t-shirts ou… toques de telemóvel!

    Obrigado pelo seu comentário.
    Volte sempre.
    Um abraço.

    ResponderEliminar