sexta-feira, março 07, 2008

Professores e cidadãos

São pelo menos quatro as escolas visitadas pela polícia nas vésperas da manifestação de 8 de Março. Mas o mais preocupante de tudo isto são as contradições nas explicações (ou falta delas…) dos responsáveis, sobre factos de tamanha gravidade.
Comentando a ida de agentes policiais à Escola Secundária de Ourém, o comando distrital de Santarém da PSP, por exemplo, afirma categoricamente que não deu qualquer ordem referente a uma recolha de dados junto das escolas.
a direcção nacional da PSP assume o conhecimento das operações e afirma que a recolha de dados tinha apenas por objectivo facilitar a circulação de pessoas e viaturas (Desculpa esfarrapada de quem parece desconhecer que há hoje meios mais eficazes e rápidos para esse efeito, se a intimidação e a coacção das pessoas não fosse a verdadeira intenção que estará por trás destas manobras pidescas…).
Quanto ao senhor Ministro da Administração Interna, aparentando desconhecer as razões destas operações policiais (o que não deixa de ser igualmente grave, sendo ministro da tutela), pediu explicações à PSP e abriu uma investigação.
Certo é que, com um Primeiro-Ministro e um Governo que, apesar de se auto-proclamarem socialistas, convivem pessimamente com as liberdades cívicas e o pluralismo político, o Estado de Direito democrático já conheceu dias melhores neste desgraçado país.
É por isto que, se enquanto professor, já tinha fortes razões para ir a Lisboa no próximo sábado, tenho agora razões acrescidas para não poder deixar de lá estar. Por ser cidadão. De corpo inteiro. Vertebrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário