quinta-feira, julho 01, 2010

Andam a brincar com o fogo

Os banqueiros e os seus executivos, com a conivência das agências de notação financeira e a passividade dos governos, foram os principais responsáveis pela profunda crise económica e social que dilacera a imensa maioria da população mundial.
Mas, se pensavam que, apesar de casa roubada, a UE iria tomar medidas sérias para desencorajar e punir o comportamento destas sanguessugas, desiludam-se. Banqueiros e executivos bancários, além dos seus milionários ordenados, continuarão a locupletar-se com chorudas gratificações, ainda que recebam adiantadamente 'apenas' 30 por cento do seu montante e 50 por cento lhes seja pago em acções (coitadinhos!).
Os 'responsáveis' andam a brincar com o fogo. Apesar de moribundo, por cada novo milionário que faz, este sistema económico e social iníquo atira para a pobreza e a miséria mais uns quantos milhares de seres humanos. Mas a panela de pressão social ferve cada vez mais e não me admira que um dia venha a estoirar. Infelizmente, os decisivos avanços da História só aconteceram com a violência da luta de classes e da revolução social.

1 comentário:

  1. Isto tá tudo a saque.
    As agência de rating actuam como autênticos piratas – lançam o caos e o pânico nos meios financeiros para poderem saquear o máximo em menos tempo e escolhem, já não apenas empresas em dificuldades, mas países inteiros em dificuldade, onde, ainda por cima, as elites desses países têm uma visão estratégica de vistas curtas, se rebaixam às recomendações dessas agências e, se for necessários, partilham o saque com elas.
    Nada disto é feito de forma inocente. Cá por mim é um plano concertado a nível mundial e com
    correias de transmissão internas ( governante,ex-ministros das finanças, economistas, comentadores, etc., etc…,) preocupados em cumprir essas politicas de austeridade(para os trabalhadores,claro) – cortes nas despesas sociais, redução de ordenados na função pública, redução do investimento estatal, redução do peso do Estado na economia…etc etc - e em contrapartida promovem-se os prémios e outras regalias para aqueles que são os principais responsáveis por esta crise. Isto já não vai com paninhos quentes...

    Fernando Sarzedas

    ResponderEliminar