domingo, abril 20, 2008

Só podemos confiar em nós!

Quando toca a marchar, muitos não sabem que o inimigo marcha à sua frente.
Cartilha de Guerra Alemã, Bertolt Brecht

Travámos uma das lutas mais participadas e intensas de que há memória. Estivemos unidos e mobilizados como nunca. Fizemos a mais grandiosa manifestação de professores que alguma vez aconteceu. Conquistámos as atenções da comunicação social e conseguimos a simpatia da maior parte dos fazedores de opinião. Toda a oposição política, da direita à esquerda, e mesmo algumas personalidades do partido do poder, estiveram connosco. Pusemos o Primeiro-Ministro à beira de um ataque de nervos e a Ministra da Educação com a demissão à vista. Em suma, tivemos tudo para vencer o combate e, afinal, acabámos por morrer na praia.
Quem ganhou em toda a linha foi Sócrates. Segurou Maria de Lurdes Rodrigues e mantém, no essencial, a sua política educativa e o seu modelo de avaliação. Por isso, canta vitória.
Nós, pelo contrário, temos é razões para estar desiludidos, indignados, revoltados. Não apenas porque nenhum dos principais objectivos da nossa luta foi alcançado mas, sobretudo, por termos sido utilizados como moeda de troca e vergonhosamente traídos. De forma calculista, ignóbil, pérfida. Ao mais alto nível, como aqui é relatado.
Caso para perguntar: com dirigentes destes quem precisa de inimigos?
Infelizmente, só podemos confiar em nós. É o que iremos fazer!

2 comentários:

  1. Como a "notícia" é do Expresso e é assinada por gente com créditos firmados e simpatias ideológicas acima de qualquer suspeita, vá de "fritar" "os sindicatos".
    A quem interessa toda esta conversa? Será que já há disponível uma "gravação" das "reuniões"? Ou talvez umas páginas de notas rabiscadas em procura do entendimento perdido?
    O 5º canal de televisão talvez explique mais este serviço de Balsemão a Pinto de Sousa...
    http://fjsantos.wordpress.com/2008/04/19/por-que-desistir-agora-gente-de-pouca-fe/

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    O acordo (chame-lhe entendimento, se quiser) Sindicatos-Governo existiu e foi assinado.
    Para o ano os professores é que serão "fritos" nas grelhas do modelo de "avaliação" do ME que, a ser revisto, sê-lo-à apenas no fim (!!!) de 2008/2009.
    Sócrates está feliz.
    Quanto ao acordo ao mais alto nível, enquanto a notícia não for completamente desmentida, existiu.
    E você diz-me que estão a "fritar" os Sindicatos? Eles é que nos "fritaram" (e "fritaram-se" a si próprios). Infelizmente.
    E pode crer que isso me dói muito. Por todas as razões!

    ResponderEliminar