sábado, abril 12, 2008

A escolha é nossa

Especialistas insuspeitos asseguram que, até ao fim de 2008, vamos assistir a uma derrocada sem precedentes dos fundos de pensões a nível mundial.
Se a este dramático descalabro financeiro acrescentarmos a queda livre do dólar americano em relação ao Euro, ao Yen e ao Yuan, as subidas imparáveis do preço do ouro e do petróleo, as quedas acentuadas das bolsas mundiais e o fracasso da última tentativa da Reserva Federal para travar a crise financeira dos bancos americanos, facilmente perceberemos que os fundamentos da ordem económico-financeira das últimas décadas estão a entrar vertiginosamente em colapso e começam a estar reunidos todos os sinais de uma profunda crise do capitalismo mundial.

As experiências comunistas do século passado, com os graves erros que cometeram, já pertencem à História mas, mais cedo do que muitos supunham, a realidade vem provar, de forma incontestável, que o futuro da humanidade não está na selva capitalista. Afinal Marx tinha razão quando afirmava que o capitalismo contem em si os germes da sua própria destruição.
Mais do que nunca, as alternativas continuam a ser o socialismo ou a barbárie. A escolha, como sempre, é nossa!

Sem comentários:

Enviar um comentário