terça-feira, fevereiro 28, 2006

Souselas: quanto mais me bates…

Ao que parece, Portugal precisa de dois aterros para resíduos industriais perigosos, uma vez que exporta cerca de 50 por cento da sua produção anual. Apoiado no relatório duma Comissão Científica supostamente Independente, o Governo está, por isso, decidido a avançar com a co-incineração, afirmando que este é o melhor método para a queima de resíduos industriais perigosos e garantindo que qualquer cimenteira do país está em condições de o receber.
Outão, em Setúbal, e Souselas, em Coimbra, são, no entanto, os alvos preferenciais, uma vez que, alegadamente, já têm estudos realizados. Estudos que, parece não terem tido em conta o facto de Outão se situar na área de paisagem protegida da Serra da Arrábida e, de acordo com um recente estudo da Administração Regional de Saúde do Centro, também divulgado aqui, Souselas registar a maior incidência de casos de bronquite crónica, doenças tumorais, endócrinas, cardíacas e diabetes, da região centro.
Durante o Governo de António Guterres, com José Sócrates ministro do Ambiente, a co-incineração em Souselas esteve por um fio. Seis anos volvidos, em 2005, os souselenses esqueceram a ameaça e deram uma expressiva vitória ao PS, com 42% dos votos. Agora Sócrates prepara-se para lhes agradecer tamanha fidelidade.
Até parece que, com tanta malfeitoria, o povo habitua-se!

2 comentários:

  1. O homem não é apenas arrogante. É também teimoso, mesquinho e vingativo. Quanto à tal comissão independente ela afinal é independente de quê ou de quem? Será que algum dos seus nomes foram indicados pela Câmara de Coimbra ou pela freguesia de Souselas? Estamos fartos destas pretensas comissões "independentes".

    ResponderEliminar
  2. pois é, Souselas serviu para o homem mostrar que vai contra tudo e contra todos e como tal é bom político; eu ainda tive esperança que fosse só durante a campanha eleitoral, mas afinal não.

    é um caso interessante do foro psicológico, esta necessidade de afirmação; infelizmente neste caso afecta gente que já está farta de sofrer com este tipo de "ciência", comissões "independentes" e certezas que não vai haver problemas

    ResponderEliminar