terça-feira, dezembro 06, 2005

Alegre: perfil presidencial

Foi bom ver e ouvir Manuel Alegre, com a voz vibrante e timbrada que o distingue, afirmar ontem à noite, na SIC, que é um homem de esquerda que se dirige a todos os que acreditam nos valores da pátria, da liberdade e da democracia para o ajudarem a vencer o candidato que representa o centro-direita.
Mais relevante, no entanto, foi ter contrastado, de forma serena mas transparente, a sua concepção humanista e social da politica com a de Cavaco, que considerou economicista e tecnocrática.
De resto, Alegre foi claro em todas as questões abordadas. Desde a cooperação institucional com os outros órgãos de soberania (que Cavaco chama de “estratégica” e não consegue explicar o que é) até ao comando e à participação das Forças Armadas em conflitos internacionais, do funcionamento da Justiça e da actuação do PGR até ao modelo de União e Constituição Europeia, passando pelo projecto-OTA, Alegre demarcou-se inequivocamente do seu adversário, que, umas vezes, como é seu hábito, mostrou não ter opinião, outras, mais não conseguiu do que balbuciar que estava “de acordo com o deputado Manuel Alegre” (depois do tabu do silêncio, agora até concorda com o adversário — com Cavaco, a caça ao voto não tem limites e a falta de pudor também não).
Em conclusão (ideologia à parte): o candidato da Esquerda mostrou ser o único com um verdadeiro perfil presidencial! Só não viu quem não quer ver!…

Sem comentários:

Enviar um comentário