sexta-feira, janeiro 30, 2009

Demagogia

Considerar ou propalar a consideração de que "quem tem medo da avaliação são os maus professores» seja uma evidência é, isso sim, uma evidente e descarada manobra de reles demagogia e torpe propaganda .
É absolutamente falso que os professores não queiram ser avaliados — pelo contrário, querem-no, desde que, de forma séria, justa, que contribua para a melhoria do seu desempenho profissional e não prejudique as aprendizagens dos alunos nem atente contra a qualidade da Escola Pública. Como despudorada é a mentira de que anteriormente não havia um sistema de avaliação docente quando, na realidade, já existia e só não funcionava em toda a sua plenitude por culpa exclusiva do Ministério da Educação (ver 8.2.9.1. Pre-school education, ensino básico and upper secondary education, na rede Eurydice).
O que os professores, muito especialmente os bons, não admitem é ser "avaliados" de forma burocrática e leviana, em apenas cinco meses, por um "modelo de avaliação", se assim podemos designar o chorrilho de asneiras e perversidades que este ministério dito da educação montou, cujo único propósito é impedir o reconhecimento da excelência e do mérito a mais de dois terços dos docentes.
Vital Moreira, pelo simples facto de também ser professor e um reputado intelectual, não teria qualquer dificuldade em entender e admitir isto, não fora desde sempre ter assumido o papel de comissário político do governo de Sócrates.
É caso para concluir, como escreveu o Pe. António Vieira, que "Muitos cuidam da reputação, mas não da consciência". Quatrocentos anos volvidos, como isto é hoje tão verdade em Portugal!…

Sem comentários:

Enviar um comentário