quarta-feira, março 01, 2006

Viva España!


Finlândia e Espanha são os únicos país da zona euro que, em 2005, registaram um superávite orçamental, ou seja, um saldo positivo nas contas públicas. No caso dos finlandeses o saldo foi de 2% do PIB. No caso de nuestros hermanos, que aconteceu pela primeira vez durante o regime democrático, o superávite foi de 1,1% do PIB.

Em qualquer das situações, estes valores são muito melhores que a média da zona euro, que apresenta um défice de 2,9% do PIB e incomparavelmente melhores que os cerca de 6% do nosso país.

Fonte: El País

5 comentários:

  1. Sinceramente preocupa-me muitos mais outros défices, como o da educação o cultural e o da inteligÊncia.
    Não defendo que não se travem batalhas no controlo orçamental e de controlo de gestão, mas o pilar de orientação não deve ser o déficit. Aliás, creio (é apenas uma crença) que se Portugal trabalhar mais na formação, na educação, na inovação vai conseguir optimizar muito daquilo que está a mais.
    Meu Portugal, continuou à espera que me envies por email, os projectos onde estás a trabalhar, qual a parte dos meus impostos que vai para cada um deles, juntamen to com os dados de execução e dos objectivos a que se propõe. Mas olha que o tempo urge e a terra não para de rodar.

    ResponderEliminar
  2. Caro humberto

    Não posso estar mais de acordo!…
    Em todo o caso, já que o nosso défice orçamental tem "violado" — e de que maneira! — o tecto de 3% do PIB, ao menos que revertesse seria e irreversivelmente a favor da formação, da educação, da I&D, o que, a meu ver, não tem acontecido!
    Como diz a sabedoria popular, "assim, não é de honra nem de proveito".

    Ab.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/3/07 12:43

    Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

    ResponderEliminar