sábado, janeiro 28, 2006

Recuperar o Partido Socialista (I)

Há quem afirme que "é urgente reformar o sistema" e que "criar mais partidos não resolve nada quando o problema é a máquina que os tritura".
Partindo do princípio que aceitamos e defendemos o regime democrático, apesar das suas fragilidades e perversidades, e que não queremos um sistema presidencialista (eu não quero, muito menos agora, com um PR com tentações "governamentalistas"), resta-nos lutar pela refundação do quadro partidário actual, através da afirmação do poder dos cidadãos.
Defendem também que a abstenção é o caminho para forçar a necessária e urgente mudança.
Creio não ser pela
abstenção que lá iremos mas por uma cada vez maior participação cívica e eleitoral que conduza, não à criação de um novo partido, mas à renovação da Esquerda e à reinvenção de um verdadeiro Partido Socialista a partir dos destroços de um PS que, de socialista, cada vez mais só tem o nome.
Por isso apoiei e votei Manuel Alegre.
Por isso, apesar de independente, defendo que Alegre não deve demitir-se do PS nem dos cargos para que foi eleito! Pelo contrário, os votos de mais de um milhão e cem mil eleitores exigem-lhe, mais do que a fundação de um movimento anódino ou de um epifenómeno partidário condenados ao desaparecimento, que ele se afirme corajosamente como alternativa capaz de recuperar o Partido Socialista como pilar insubstituível da Esquerda e de uma política de desenvolvimento que não esqueça nunca a solidariedade e a justiça social!

4 comentários:

  1. "Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar!" (Sofia de Mello Breyner)

    ... tal e qual!!!... Sherpas!!!...

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente de acordo com o teu texto, sobretudo com a parte final.
    Votei Manuel Alegre mas penso que ele terá de continuar no PS e não deve demitir-se dos seus cargos. A Democracia precisa da sua voz interventiva lá, onde ela se faz ouvir. A Democracia não pode fazer-se sem partidos mas estes têm que modificar a sua praxis e vozes como as de Manuel Alegre são fundamentais para dar voz aos cidadãos.
    Gostei muito do teu poema, Amigo!

    ResponderEliminar
  3. You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
    merchant services Face-lift laughter lines wrinkles rhinoplasty ford travel department Hiking gif

    ResponderEliminar