sábado, setembro 05, 2009

Recuperar a democracia é preciso

Mesmo que seja discutível o modelo informativo adoptado pela TVI e não se goste do estilo jornalístico praticado por Manuel Moura Guedes, o seu silenciamento e afastamento daquela estação televisiva não é de forma alguma aceitável pela forma e no tempo que foi feito (justamente quando decorre a campanha eleitoral para as eleições legislativas) e por configurar uma grave violação do direito constitucional à liberdade de informação.
Como é natural, todos os partidos condenaram energicamente este lamentável episódio e o próprio Presidente da República declarou textualmente esperar "que a liberdade de expressão e informação conquistada no 25 de Abril não esteja a ser posta em causa com o caso".
Pode não estar provado que houve (e admito que não tenha havido) instruções ou sugestões de Sócrates ou do P"S" no sentido do saneamento de MMG da TVI. Desde logo porque seriam eles as principais vítimas dos estilhaços do rebentamento da bomba num período tão delicado como o actual. Mas uma coisa é inegável, com o seu autismo, a sua arrogância, a prepotência como utilizou a sua maioria absoluta — criticando e pressionando a comunicação social, influenciando a magistratura judicional e o Ministério Público, ignorando, desprezando e, nalguns casos, policiando as organizações representativas dos trabalhadores — Sócrates alimentou uma cultura de desrespeito pelos mais elementares princípios democráticos. Não tem, portanto, qualquer legitimidade moral e política para vir agora fazer-se passar por vítima de uma situação que ele próprio criou ao longo dos últimos quatro anos e que tem vindo a estiolar o funcionamento da democracia.

3 comentários:

  1. A forma pode ser inadequada e até deixar suspeitas no ar. Para mim, peca também por ser tardia, a senhora devia ter ido para casa há muito tempo. Aquilo não tinha nada a ver com jornalismo, era um espectáculo deplorável apenas suportado ao longo do tempo pelo poder do marido.

    ResponderEliminar
  2. O marido também devia ter ido para casa há muito tempo.
    "H"

    ResponderEliminar
  3. E a forma como Sócrates lida com a comunicação social, com os sindicatos, com os cidadãos anónimos, é a mesma como ele trata Américo Amorim, Manuel Fino ou António Mota (só para referir alguns poderosos)??? É isso democracia??? Por favor…

    ResponderEliminar