sexta-feira, setembro 11, 2009

Centrão ou Maioria de Esquerda?

As sondagens de opinião valem o que valem e as últimas, sobre as intenções de voto para o Parlamento Europeu, como se verificou, valeram muito pouco.
Dito isto, o estudo de opinião da Eurosondagem para a SIC, o Expresso e a Rádio Renascença atribui as seguintes intenções de voto:
  • PS - 33,6%
  • PSD - 32,5%
  • BE - 9,6%
  • CDU - 9,4%
  • CDS - 8,0%


Sabendo-se que a margem de erro da amostra é de 2,2%, neste momento regista-se um empate técnico entre PS e PSD.
Em todo o caso, se se viessem a verificar aproximadamente estes resultados, para além de um Governo de Bloco Central (PS/ PSD), só restaria a hipótese de um Governo de Maioria de Esquerda (PS/ BE/ PCP), curiosamente, defendida por 70% dos respondentes a uma enquete deste blogue.

2 comentários:

  1. Consulta "alutaoperaria.wordpress.com" ou "estoutrasnotaspoliticas.blogspot.com" e junta-te a campanha pela libertação de Manuel Pérez Martinez (ARENAS)Secret.Geral do PCE(R).
    Saudações Comunistas

    ResponderEliminar
  2. Estes 70%,que defendem uma maioria dita de esquerda, alargada a um PS,que desde o 25 de Abril,até agora, não tem feito outra coisa que não seja atacar os interesses e os direitos dos trabalhadores,ou (os 70%) estão bem na vida, ou então são pessoas com muito pouca consciência do que é ser de esquerda.
    Mas no quadro presente pode-se fazer conjecturas ou pedir a opinião as pessoas sobre tal tipo de governo?
    Ou por acaso não estão a pretender "apalpar"as opiniões, e saber até que ponto tal passo não acarrataria sérios prejuizos para o PCP e BE? É que já há "personalidades",mesmo de direita,que conhecendo as posições politicas sobre a economia que tem sido avançadas pelo PCP e BE e a utilidade(como na Auto-Europa,ou como o acordo feito pela FRENPROF,feito com o governo traindo as expectativas dos professores) que estes poderão ter na actual conjuntura de crise económica,já inclusivamente propõem um Governo TRANSVERSAL a todos os partidos parlamentares.
    Mas dado que o PS, é apenas diferente do PSD e do CDS na linguagem,mas não na sua prática politica capitalista e anti-social e mesmo como lacaio das politicas de GUERRA,das grandes pontências imperialistas,TALVÊS não fosse má ideia fazer também uma sondagem,sobre a possibilidade do tal governo TRANSVERSAL.
    É que com tal governo a burguesia capitalista, já podia aplicar as medidas necessárias,para combater a crise e fazer a economia crescer,reservando neste quadro ao BE e ao PCP o papel da CONTENÇÃO SOCIAL.


    As próximas eleições

    ResponderEliminar