segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Liquidação Total!

E eu a pensar que já não havia mais nada para privatizar?!…
Vá lá, despachem-se com isso! E já agora não se esqueçam da água, da segurança social, da saúde e do ensino! E depois apaguem a luz e ponham-se a andar, porque se é para isto que nos massacram com impostos, não fazem cá falta nenhuma! Ficamos em auto-gestão, que sai-nos mais barato!…

4 comentários:

  1. Olá Maio,

    Novamente as privatizações. Este tema tem-lhe dados "bytes" de escrita.
    Não se preocupe, o mundo privado não o vai deixar sem ensino, saúde, àgua , etc. E quem não tiver dinheiro pode sempre pedir um crédito fácil. Claro que as compras ao fim de semana nos nossos centros comerciais são sagradas. Qual endividamento, apenas se trata de transferências de activo para passivo.
    Ah, e já agora porque não privatizar a adm. pub. central? Era uma forma de ficarmos com um estado menos corrupto.

    "Os piores sectores corruptivos, acredita Maria José Morgado, são a administração pública central e local e o mundo do futebol, pela falta de transparência"

    ResponderEliminar
  2. Olá, mais uma vez a "provocar-me"… :))

    Pois pois, crédito "fácil"! Por isso é que a Banca, em tempo de crise (what crisis?), enche o papo com crescimento dos lucros de 40%! Mas olha que a coisa parece que a partir de agora não irá ser tão "fácil"

    E já agora podíamos seguir o exemplo dos "américas", transferir o passivo para os outros (qual PEC qual quê…). Só que a coisa não é assim tão simples para a arraia miúda como nós. Os outros podem fazer o que quizerem, nós nem existimos…

    A privatização da adm. pub. central é uma "maluqueira" tão curiosa como esta (vale a pena perder 5 minutos a lêr… tem piada!) e ainda que não acabasse com a corrupção, sempre lá estaria o off-shore da Madeira para lavar a coisa e a inépcia da PGR para deixar andar!
    Em todo o caso, apesar da corrupção e do clentelismo político na gestão das empresas públicas e nos lugares de topo da Ad. Pública, ainda existem regras nos concursos e admissões de pessoal no sector público, enquanto na "privada", se pensas que é sobretudo a meritocracia o critério prevalecente, estás redondamente enganado! Não sejas ingénuo, que ainda apanhas algum desgosto!… Toma cuidado (quem te avisa…)!

    Abraço e volta sempre!

    ResponderEliminar
  3. Maio,

    Peço desculpa, mas quem começou a provocação foi o Maio com este post.;-)
    Apenas dois comentários:
    1. Quanto aos lucros apresentado pela banca, não nos podemos esquecer que uma grande parte da fatia deles advém da internacionalização dos nossos bancos, estou-me a lembrar agora do Millenium BCP que tem uma forte presença nos países de leste, nomeadamente na Polónia, que são economias emergentes. Aliás, é curioso que o "re-branding" que o BCP fez para MIllenium teve origem exactamenmte lá.
    O resto vem do crédito que se arrasta milhões de pessoas que precisam de dinheiro para satisfazer as suas necessidades consumistas.

    2. Maio, "regras nos concursos e admissões de pessoal no sector público"!!!! Vai-me desculpar mas o Maio não vive em Portugal certamente. O que me diz das admissões directas por DR, o que me diz dos cadernos de encargos feitos à medida de determinadas empresas, o que me diz dos almoços regulares de alguns executivos com os secretários gerais dos ministérios, o que me diz com o faz e desfaz de processos da administração pública, o que me diz do rodar constante de administradores e conselhos de administração depois das eleições.
    Maio, essas regras existem, mas são completamente ultrapassadas pelaconciliação de interesses. Não digo que isto não aconteça nas empresas privadas, mas na adm. publ. é andar a brincar com o dinheiro público.
    Eu conheço minimamente o que se passa nestes meios, já aprendi lições que demonstram o nível de interesses internos nas empresas, e portanto já ando a tomar cuidado hà já algum tempo. De qualquer forma obrigado.

    Abraço
    Humberto

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo

    Notas finais, que o tempo não dá pra mais:

    1. Disse que estavas a "provocar-me" e não a provocar-me,ie, tratava-se de uma metáfora. As aspas já não significam nada? Ai essa linguagem…

    2. Lá vens tu com "internacionalização dos nossos (???) bancos", "economias emergentes" e outras tretas neo-liberais para justificar (???) crescimento de lucros (não é valor acrescentado, são LUCROS!!!) de 40% enquanto os salários nominais crescem por "especial favor" 2/4%!!!
    Isto não tem NADA a ver com "o crédito que se arrasta"… É iniquidade pura dum sistema perverso… Tão perverso que induz na cabeça das pessoas "necessidades" que elas racionalmente não deviam ter e passam a "sentir"! Isso não são NECESSIDADES, é CONSUMISMO! Mas é claro, o teu tempo (ou será a tua perspectiva empresarial?) não dá para entenderes a "óptica" das associações de defesa do consumiidor…
    Caso ainda não tenhas reparado, não me interessa discutir "gestão"; o que me interessa é a ECONOMIA e as suas implicações na vida das pessoas … que somos nós. Todos!

    3. Começo a convencer-me que não dás a devida atenção a TUDO o que escrevo e assim "vicias" a discussão! Eu admiti, porque vivo em Portugal — infelizmente! — que existe corrupção (e não é pouca) no Estado! Está aqui: "Em todo o caso, apesar da corrupção e do clentelismo político na GESTÃO DAS EP's e nos lugares de TOPO da Ad. Pública," …
    O que também disse é que na "privada" impera a discrição, o livre arbítrio e o amiguismo. Mas eu não tenho nada a ver com isso nem te vou maçar mais com "avisos"…

    Abraço
    Maio

    ResponderEliminar