quinta-feira, fevereiro 23, 2006

José Afonso vive!

Faz hoje precisamente dezanove anos que faleceu José Afonso, mas a sua música, as suas palavras, o seu exemplo de cidadão empenhado na luta por uma sociedade mais justa e solidária, não se apagarão da nossa memória.


"Curioso é que nós passamos 40 ou 50 anos de uma vida a fazer determinadas coisas e um dia mais ou menos de repente, sem que renunciemos a nada do que fizemos, apercebemo-nos de que tudo deveria ter sido diferente.
É apenas uma vaga sensação que se instala, sem que saibamos defini-la muito bem.
No fundo sou muito mais contraditório e supersticioso do que quis admitir ao longo dos anos."

"Eu sempre disse que a música é comprometida quando o músico, como cidadão é um homem comprometido. Não é o produto saído desse cantor que define o compromisso mas o conjunto de circunstâncias que o envolve com o momento histórico e político que se vive e as pessoas com quem ele priva e com quem ele canta.

"Não me arrependo de nada do que fiz. Mais: eu sou aquilo que fiz. Embora com reservas acreditava o suficiente no que estava a fazer, e isso é o que fica. Quando as pessoas param há como que um pacto implícito com o inimigo, tanto no campo político como no campo estético e cultural. E, por vezes, o inimigo somos nós próprios, a nossa própria consciência e os alibis de que nos servimos para justificar a modorra e o abandono dos campos de luta."

"Admito que a revolução seja uma utopia, mas no meu dia a dia procuro comportar-me como se ela fosse tangível. Continuo a pensar que devemos lutar onde exista opressão, seja a que nível for."

José Afonso

4 comentários:

  1. O que dizer sobre Zeca Afonso que não tenha já sido dito?
    A sua música , os seus poemas e a sua vida permanecerão na memória de todos.
    Tenho a certeza que as novas gerações não deixarão morrer o legado de José Afonso.
    Um daqueles homens imperecíveis...

    ResponderEliminar
  2. obrigado por lembrares a data. um abraço

    ResponderEliminar
  3. Um homem lúcido,esclarecido, honesto,solidário,altruista e poeta.Tive o prazer de ser seu companheiro em Coimbra em 61. Obrigado pela lembrança.

    ResponderEliminar
  4. É sempre tempo presente, lembrar Zeca Afonso.

    ResponderEliminar