segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Cartoons, Liberdades e Terrorismos

A problemática dos cartoons é tudo menos uma falsa questão, na medida em que o busílis reside não tanto na sua interpretação — que dependerá sempre da matriz cultural do(s) intérprete(s) — mas sobretudo na sua elaboração, que embora decorra de uma liberdade de expressão não negociável e inalienável, não pode nem deve, de forma cinicamente "ingénua" e "inocente", insultar e vilipendiar os sentimentos, as convicções, a dignidade, daqueles que apenas cometem o crime de terem uma cultura e uma civilização diferentes da nossa, sendo todos metidos, injustamente, no mesmo "saco" dos terroristas e inimigos da liberdade!
Terroristas há, infelizmente, muitos e terrorismo não há só um (o deles)! Proceder desta forma é também, quanto a nós, uma forma de "terrorismo" ideológico de consequências imprevisíveis!
E já agora, se dizem que na democracia, tal como nós a entendemos, há órgãos próprios para dirimir os excessos de liberdade de expressão que têm acontecido no "ocidente", então deve aplicar-se o mesmo princípio aos excessos de liberdade de manifestação que têm ocorrido por parte do "mundo islâmico"! Ou será que nós, democratas, temos dois pesos e duas medidas?

1 comentário: