terça-feira, dezembro 27, 2005

O Carrasco vai ser julgado? Tarde de mais…

Augusto Pinochet subiu ao poder no Chile através de um golpe militar, em 11 de setembro de 1973, que derrubou Salvador Allende, o primeiro presidente socialista eleito democraticamente num país latino-americano.
Com a ditadura de Pinochet, o Chile deixou de ser a sociedade liberal que era desde 1930. Tornou-se palco de uma repressão criminosa, torturas e assassinatos. Cerca de trinta mil chilenos foram mortos e mais de cem mil foram presos sem julgamento. Foi o reinado do terror. Quem se opôs à junta de Pinochet foi perseguido e eliminado. O Estádio Nacional de Santiago a última prisão para milhares de vítimas.

Pinochet, que governou o Chile de 1973 a 1990, começou por ser indiciado e incriminado pelo Juiz espanhol Baltazar Garzón, em 1999, mas a defesa do ditador conseguiu sempre impedir o seu julgamento alegando razões de saúde.

Agora, o Supremo Tribunal chileno rejeitou o apelo para que Pinochet não fosse submetido a julgamento pelo seu envolvimento na “Operação Colombo”, que resultou em 119 desaparecidos, a primeira de uma série de acusações relacionadas com violações dos direitos humanos cometidas enquanto esteve no poder.

1 comentário:

  1. O tempo já é curto para pagar a dívida que tem há Humanidade.

    ResponderEliminar