quarta-feira, outubro 26, 2005

Respeitar o professor é preciso! Urgentemente...

A violência, a indisciplina e a falta de autoridade apoderaram-se das escolas, o que em determinadas ocasiões desemboca na humilhação e no escárnio público dos professores, denunciou, em Buenos Aires, o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, durante a primeira conferência sobre Educação organizada pela Fundação Santillana. O escritor acrescentou que a sociedade prefere não abordar o problema "e olha para o lado porque seria demasiado doloroso admitir o que está a acontecer".


Saramago considera que foi um erro substituir a palavra "instrução" por "educação" e assegura que "a escola pode instruir os seus alunos mas não pode educá-los porque não tem meios para isso nem é essa a sua finalidade". Exemplificando, o escritor lembrou como famílias com pais analfabetos podem educar os seus filhos, ainda que estes possam não ter instrução, ao passo que jovens instruídos, frequentemente, não têm educação.

José Saramago acrescentou que o problema que as sociedades modernas enfrentam é que a Escola deixou de instruir as crianças e os jovens porque caiu numa anarquia motivada pela perda de autoridade dos professores, os quais se sentem impotentes para estabelecer as condições necessárias para transmitir o saber aos alunos.

Numa altura em que os professores são vítimas da sanha pretensamente justiceira do Governo e o estatuto social da classe docente nunca foi tão vilipendiado, ainda bem que alguém com a estatura moral e intelectual de Saramago não “olha para o lado”! Por mais “doloroso” que seja “admitir o que está a acontecer"...

5 comentários:

  1. nós nãõ temos amigos
    o noso unico amigo
    é o profesor

    ResponderEliminar
  2. achei muito legal

    ResponderEliminar
  3. todos devem ter respeito com o professor
    porque é ele que nos ensina muita coisa......

    ResponderEliminar
  4. O professor é parte da nossaa familia eu amo eles

    ResponderEliminar
  5. laur fernandes13/9/11 12:40

    oi eu sou uma menina da quinta serie e eu precisso de um texto do meu alcansse como se fosse eu que estivesse escrevido

    ResponderEliminar