domingo, maio 17, 2009

Mudar o sistema, mudar o ensino

Negligenciar a formação integral não prepara os alunos para mais tarde enfrentarem o imprevisto e a mudança.
Temos a necessidade de reformar radicalmente o actual modelo de ensino nas universidades e escolas secundárias […] porque actualmente o conhecimento está desintegrado em fragmentos disjuntos no interior das disciplinas, que não estão interligadas entre si e entre as quais não existe diálogo. Conhecer apenas fragmentos desagregados da realidade faz de nós cegos e impede-nos de enfrentar e compreender problemas fundamentais do nosso mundo enquanto humanos e cidadãos, e isto é uma ameaça para a nossa sobrevivência
. Edgar Morin, filósofo
Ora aí está, preto no branco, a razão da confrangedora iliteracia, ignorância e imprepração das novas gerações, vítimas de um sistema de ensino assente no paradigma da especialização cega e da competitividade desenfreada, mais preocupado com a produção de mão-de-obra descartável e acrítica do que com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Mas isto não acontecerá por acaso. É uma exigência de um sistema social onde impera a selvajaria económica e a lei do mais forte. Que tem de ser combatido e modificado. Urgentemente. Porque "é uma ameaça para a nossa sobrevivência".

Sem comentários:

Enviar um comentário