terça-feira, abril 28, 2009

O esplendor de Portugal

Para José Saramago, Portugal é um país onde, desde há muito, tem imperado a mania das grandezas.
A tineta vem de longe pois já D. João V, ao ser informado do exorbitante preço do carrilhão que iria ser instalado no Convento de Mafra, não conteve o seu novo-riquismo e encomendou dois. Mais recentemente, para a realização do Euro 2004, foram construídos oito novos estádios de futebol, a maioria dos quais para nada mais serve senão para estar às moscas, e actualmente, chegou-se à conclusão que o país, afinal, já tem nove auto-estradas a mais, num total de quase setecentos quilómetros.
Apesar disto, os governantes não parecem querer aprender com os erros e dão mostras de não desistir de levar por diante mais obras faraónicas que não só agravarão irreversivelmente a nossa dívida mas comprometerão seriamente o futuro das novas gerações. Em todos estes casos, alguém se enganou nas contas ou com elas nos enganou.
E o nosso Nobel da Literatura, com a sua lúcida ironia, conclui:
Onde as contas parece que batem certo é no número de pobres em Portugal. São dois milhões, segundo as últimas informações. Quer dizer, uma expressão mais da nossa histórica mania das grandezas…

2 comentários:

  1. A mania das grandezas ou o complexo da pequenez?
    Bom, é mais ou menos a mesma coisa :-). Estou mesmo a estranhar como é que ainda não temos mais de cem casos da gripe do porco.
    (aliás, ouvi dizer que já tinha chegado a Santa Comba...)
    "H"

    ResponderEliminar
  2. E continuamos a fazer estradas, aeroportos e TGVs...

    And now, for something completely different:

    Barack Obama repudiou o cristianismo e está a converter-se ao Islão.

    Jon Stewart, do Daily Show, explica-nos, com humor, como os Media nos EUA dão a entender que Barack Obama é um muçulmano encapotado.

    VÍDEO legendado em português

    ResponderEliminar