segunda-feira, junho 15, 2009

É difícil entender isto?

Ainda o TGV…
A prioridade da futura rede portuguesa de alta velocidade deve ser a ligação entre Lisboa e Madrid e tudo o resto deve ser adiado, explica quem sabe.
Senhor Primeiro-ministro, senhor Ministro Mário Lino, desculpar-me-ão mas é preciso ser-se muito burro para não entender isto! Ou, entendendo, ser-se absolutamente irresponsável.

3 comentários:

  1. eu tenho imensas dificuldades em entender. pq raio se há-de construir uma via deficitária (o lisboa-porto é a única que poderá ter rentabilidade) que apenas serve lisboa. ou você julga que alguém de braga ou do porto vai fazer 300 km para sul, 200 para leste e depois mais 400 de novo para norte para chegar a madrid? se por acaso não sabe madrid fica na latitude de coimbra e a escassos 500 km do porto. ninguém em seu perfeito juízo irá de tgv para madrid a partir do centro norte e norte, i.e. mais de metade da população portuguesa. essa linha não liga portugal à europa como gostam de dizer: liga quando muito madrid a lisboa e é excelente para badajoz. a lisboa restar-lhe-à ser uma espécie de algeciras da extremadura espanhola.

    ResponderEliminar
  2. Viajar de Porto a Lisboa em 3 horas, se nao houver atraso o que e frequente, e uma vergonha nacional. Pode parecer problema de luxo mas nao e. E unico pais europeu que tem uma ligacao tao ma entre as duas cidades principais. Diga-se de passagem quem tem de ir mais a Lisboa sao portuenses e nao assim tanto lisboetas. Este chamado professor tambem e de Lisboa o que era esperado que ele dissese? O povo do Norte tem de aprender dos outros povos. Bom exemplo sao fracseses. Quando algo nao se consegue a bem tambem ha pedras, protestos serios e nao ridiculos. Sem isso a mafia de Lisboa nao vai muito pensar no Norte que ja tem a taxa de desemprego mais alta do pais. Porto levanta-te nao so em futbol mas em tudo e mostra o que vales!

    ResponderEliminar
  3. Vou tentar responder aos dois comentadores, embora o segundo, por se refugiar no anonimato e dar-se ao luxo de me provocar, nem sequer o merecesse.
    1. Sou efectivamente professor e com muito orgulho mas não de Lisboa. Sou de Coimbra e não tenho nada a ver com guerras regionalistas bacocas.
    2. Um pequeno país com a dimensão do nosso não pode dar-se ao luxo de TGV's megalómanos que apenas servirão para hipotecar o futuro das gerações vindouras. De resto, os especialistas demonstram claramente as vantagens da tecnologia Alfa relativamente à força bruta do TGV. E os países nórdicos, os mais desenvolvidos do planeta, dispensam-no, pura e simplesmente.
    3. Só concordo, portanto, com a construção de uma linha de TGV para efeitos de ligação à rede europeia de alta velocidade.
    4. Não sei se a ligação Lisboa-Madrid será a mais eficaz (quais são as alternativas? Coimbra-Madrid? Porto-Madrid?) Acham que não liga Portugal à Europa? Alguma das outras hipóteses o faria melhor???…
    5. Agradeço ao sr. A. Alves que me tenha ensinado que madrid fica na latitude de coimbra mas, já agora, vejam lá se percebem de uma vez por todas que, quando se fala de Lisboa, não é ao Terreiro do Paço que nos referimos mas à Região de Lisboa e Vale do Tejo, a que regista maior emprego, maior valor acrescentado bruto, maior produtividade no país, e é a única com um rendimento per capita superior à média comunitária.
    6. Admito que o vosso nortismo doentio não vos deixe aceitar estes factos mas é assim.
    Digo eu, que vivo na Região Centro.

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar