segunda-feira, junho 29, 2009

Avaliação terceiro-mundista

Um estudo comparativo dos modelos de avaliação dos docentes em Portugal, França, Inglaterra, Holanda e Polónia, encomendado pelo Ministério da Trapalhada Educação à consultora Deloitte, revela algumas conclusões particularmente interessantes:
Deste modo, se dúvidas houvesse, comprova-se agora que a sanha avaliadora do governo Sócrates não visa uma verdadeira melhoria das práticas docentes mas antes um corte drástico nos gastos com o pessoal docente, tratando-se, portanto, de um modelo economicista.
Com o mesmo objectivo, ao contrário das boas práticas dos países mais desenvolvidos, é um modelo persecutório e discriminatório, que promove o divisionismo e a competição cega em detrimento da cooperação e da dinâmica grupal.
É um modelo terceiro-mundista, decalcado do modelo chileno, há muito o sabíamos.

A questão que agora se coloca é a seguinte: que vai Lurdes Rodrigues fazer com este estudo, que arrasa por completo a monstruosidade que ela urdiu para avaliar os docentes? Não sei, mas, com as eleições a proximarem-se, admito que esta gente seja capaz de qualquer operação de cosmética para levar os professores à certa!…
Quanto a mim, sei bem o que vou fazer em 27 de Setembro: chumbar a pior equipa que alguma vez passou pelo Ministério da Educação!…

2 comentários:

  1. Estou contigo, "Maio"!Essa trupe da "5 de Outubro", como não tem vergonha nem ética, vai fazer qualquer coisa...Estejamos atentos, porque é capaz de ser necessária outra manifestaçãozita lá para Setembro...

    ResponderEliminar
  2. Se assim for, lá estaremos, amiga!

    Abraço

    ResponderEliminar