quinta-feira, fevereiro 11, 2010

O que resta da democracia

Depois da licenciatura obtida por processos duvidosos numa universidade tão credível que acabou por ser encerrada no rescaldo do caso, depois do alegado envolvimento no estranho licenciamento do Freeeport de Alcochete, e da compra da sua casa no edifício Heron Castilho por um montante muito abaixo do preço de mercado, ou da assinatura de projectos de moradias na Covilhã sem para isso possuir a necessária habilitação, o Primeiro-ministro, sempre ele, surge agora envolvido, de alguma forma, no processo Face Oculta.


Como se vê, portanto, o vasto currículo de trapalhadas de José Sócrates é inversamente proporcional ao seu magro currículo académico.
Mas, valha a verdade, sempre tem conseguido escapar ileso a todo este rosário de irregularidades, o que só pode acontecer num país em que "o centro da corrupção está no poder político", o qual se blinda contra toda e qualquer suspeita que sobre ele recaia.
Isso explica a benevolência do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Procurador-Geral da República com o Primeiro-ministro, o silêncio do Presidente da República, a satisfação do Presidente da Assembleia da República e, curiosamente, a tentativa de criminalização e silenciamento da divulgação das escutas levada a cabo pelo jornal Sol.
Vivemos hoje numa plutocracia, regime em que o poder não é do povo mas dos grandes interesses económicos, afirma sabiamente Saramago. Mas esta situação, já de si grave, torna-se insustentável quando o poder político, que devia combatê-la, é conivente com ela e fica impune perante e Lei.
Por tudo isto, o povo tem de acordar, vai acordar, mais tarde ou mais cedo.

Eu, o povo, Enquanto Há Força (1978), José Afonso

1 comentário:

  1. A "situação insustentável" dura há vários anos!
    Hoje, é muito mais do que uma vergonha; é uma situação altamente irresponsável e atentatória dos princípios mais elementares da LIBERDADE!
    LIVREMO-NOS DO MEDO - Zéca
    M.E.

    ResponderEliminar