sexta-feira, outubro 11, 2013

Há outro(s) caminhos(s)

A directora-geral do FMI afirmou ontem, na conferência de imprensa anual conjunta da organização e do Banco Mundial, em Washington, que Portugal tem “uma dificuldade particular”, que é “a visão do Tribunal Constitucional sobre o que é ou não constitucional”.
“Concentrar o esforço de ajustamento no início do processo e a consolidação orçamental não é necessariamente o mais apropriado em todo o lado e é por isso que, no caso de Portugal tal como no caso da Grécia, dissemos que era preciso mais tempo, para proteger áreas que geram crescimento e criação de emprego”, afirmou ainda Christine Lagarde.


Apesar da contradição entre o primeiro e o segundo parágrafo, o que estas declarações de Lagarde afinal provam é que:

1. Mesmo no quadro do denominado "Programa de Assistência Financeira", contrariamente ao que Passos Coelho propagandeia, existe alternativa à austeridade cega e furiosa que empobrece as famílias, destrói a economia e não resolve os problemas do défice e da dívida, existe outro caminho: "mais tempo, para proteger áreas que geram crescimento e criação de emprego”.

2. A "dificuldade particular" de Portugal é, portanto, a austeridade do fundamentalismo neo-liberal, e não o Tribunal Constitucional que, enquanto pilar do Estado, esperamos que continue a defender intransigentemente a Constituição e a soberania nacional, postas sistematicamente em causa pelo Governo com a complacência do Presidente da República.

Há outro(s) caminhos(s), sempre o soubemos. Curioso é ser o próprio FMI a admiti-lo!

2 comentários:

  1. Olá,
    muito legal o blog! Aproveito para divulgar um blog que tenho com dicas de eventos e sites de educação e psicologia: existepsicologiaemsp.blogspot.com.br. Passa lá!
    Um abraço,
    Carol

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Cantigas do Maio.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já

    Equipa Swonkie

    ResponderEliminar