domingo, fevereiro 26, 2012

Portugal, pobre e desigual

Portugal faz parte do grupo de países onde existe maior desigualdade na distribuição dos rendimentos. Ou seja, onde os pobres são muito pobres e a riqueza está concentrada nos bolsos de uma minoria.
Podíamos adoptar o modelo dos países nórdicos, onde a política social conduz a uma repartição mais equitativa dos rendimentos, mas preferimos seguir os exemplos dos Estados Unidos e de Israel, onde impera o ultra-liberalismo sem princípios e o salve-se quem puder.
O resultado é o que sabemos: um país não apenas pobre mas, pior ainda, desigual, cada vez mais à beira da ruptura social.


2 comentários:

  1. Andre Korreia26/2/12 11:45

    O sistema nordico nao e compativel com a mentalidade portuguesa, mas podemos teorizar que e o sistema que faz a mentalidade.
    Para pormos a teoria em pratica temos de perguntar qt tempo leva a mudar a mentalidade dum povo relativamente ao trabalho i responsabilidade social enquanto se implementa esse sistema.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/3/12 02:17

    Na verdade, o sistema nórdico não é compatível com a mentalidade Portuguesa, apenas por uma questão de ignorância e fácil convencimento destas mentes. Povo submisso, triste e com hábitos de escravos ainda entranhados no âmago por anos e anos de subserviência e medo de morrer à fome. povo inculto e com dificuldade de analisar e perceber os meandros e subtileza de quem faz da política profissão. É triste muito triste. Não sei se alguma vez sairemos desta pobreza de espírito.

    ResponderEliminar