segunda-feira, julho 06, 2009

O sol brilha p'ra todos nós

Avante camarada, avante
Junta a tua à nossa voz
Avante camarada, avante camarada
O sol brilhará p'ra todos nós


O sol brilha p'ra todos nós. A crise, para alguns. Por acaso, são a imensa maioria…
Na realidade, a crise é apenas para os mais de seiscentos mil desempregados, metade dos quais não recebe qualquer subsídio, para os cerca de dois milhões de trabalhadores precários que nunca sabem se em cada dia que vem ainda têm trabalho, para os quase dois milhões de pobres que sobrevivem silenciosamente à margem daquilo que é mais elementar.
Mas é também para os milhares de jovens que procuram desesperadamente o primeiro emprego que teima em não aparecer, para as dezenas de milhares de empresários muitos dos quais não conseguiram evitar a falência das suas micro, pequenas e médias empresas, para os reformados cujas pensões de miséria, em muitos casos, não dão sequer para pagar as despesas de saúde.
E até para muitas pessoas da classe média que, tendo contraído empréstimos que agora não conseguem liquidar, se vêem numa situação muito difícil.

Já para os banqueiros, os grandes empresários e os administradores e gestores dos grandes grupos económicos e financeiros, não há crise.
Eles continuam  a viver nas mesmas sumptuosas vivendas, a conduzir os mesmos luxuosos carros, a fazer férias nos mesmos extravagantes destinos.
Alguns, na ânsia de enriquecerem cada vez mais e mais rapidamente, terão mesmo contribuído para a crise através de criminosas operações de engenharia financeira mas, da forma que a Justiça (não) funciona neste país, Jerónimo de Sousa bem pode esperar sentado para vê-los atrás das grades.

Por alguma razão, segundo o Eurostat, Portugal é o país da zona euro com a repartição do rendimento mais desigual.
Por alguma razão a corrupção no nosso país, que já era elevada em 2004, aumentou nos últimos quatro anos.

1 comentário:

  1. É isso que eu não compreendo:a atitude estática de Jerónimo de Sousa, num momento em que não lhe devia doer ,nem a voz ,nem o cansaço!Penso que lhe está a faltar a genica do MÁRIO NOGUEIRA...
    Abraço de lusibero

    ResponderEliminar