sábado, julho 04, 2009

Cantiga do ódio

Há-de sentir o meu ódio
quem o meu ódio mereça:
ó vida, cega-me os olhos
se não cumprir a promessa.

Cantiga do Ódio, Carlos de Oliveira

Ao longo do seu trágico mandato, Maria de Lurdes Rodrigues não fez outra coisa senão odiar os professores.
Impôs-lhes um estatuto perverso e abusivo, dividiu-lhes a carreira em duas categorias impedindo a maioria de alguma vez poder atingir o topo daquela, tentou submetê-los a uma avaliação de desempenho baseada num modelo burocrático, injusto e inviável que acabaria por ser transformado numa palhaçada inqualificável, liquidou o que restava da gestão democrática das escolas, diminuindo drasticamente a participação dos professores e restaurando a figura autocrática do Director.
Mas, por baixo do seu falso ar seráfico, Lurdes Rodrigues tem aos professores uma raiva cega.
Por isso os desautorizou, ofendeu, humilhou, semeando a indisciplina e a desordem nas escolas e transformando-os em sacos de boxe de alunos e pais, ao mesmo tempo que se vangloriava proclamando "perdi os professores mas ganhei a população".
E o fel é tanto que os professores foram vilipendiados e apodados de professorzecos, ratos, covardes.

E vem agora esta mulherzinha queixar-se do ódio de quem quer que seja — mesmo que já tenha sido ministra da Educação e também não tenha deixado boas recordações — depois do esterco que fez e a que, eufemisticamente, chama políticas educativas? Que autoridade moral tem para tanto? Nenhuma.

Todo o ódio que os professores tivessem a Lurdes Rodrigues seria sempre pouco para as maldades que lhes fez e o calvário em que transformou as suas vidas.
Mas eles não se deixarão envenenar e paralisar por esse justo sentimento. Eles têm uma tarefa, direi mesmo um imperativo: contribuir para desinfectar a Educação desta coisa verde e pestilenta que a está a estiolar. E vão fazê-lo. Já falta pouco…

2 comentários:

  1. Olha, Maio; é esse tipo de adjectivos que eu uso quando falo da criatura, quer no blog, quer nos jornais locais com quem colaboro!Não perdoo àquela tralha o terem feito com que me afastasse do Ensino, que eu amava!
    Abraço de lusibero

    ResponderEliminar
  2. Será que ninguém percebe que as legislativas surgem logo depois de Agosto? Setembro estáa porta e faz falta motivar as pessaos que passam férias na praiaa apra que se desloquem a ir votar... E de uma assentada, a senhora term o chamado 2 em 1: Vai em Campanha e Passeia pelas Praias onde há milhares e milhares de portugueses RICOS que terá de convencer a ir votar. Precisamos de retirar o Governo a quem GOVERNOU 13 dos últimos 15 anos. O Partido Socialista (que destruiu Portugal e está a colcoar a ESPANHA NA MERDA... Ou será que os olhos deixaram de servir para ver? Estamos a trornar Portugal no que dizia George Orwell em Animal Farm, traduzido a Português como " O Triunfo dos Porcos" e a castelhano como "Rebelión en la Granja". Vejam os desenhos animados desta última versão em Youtube... Está fácil dePerceber. Sobretudo o final quando os socialistas (os porcos, no filme!) alteraram as leis a seu favor e deram a machadada final na Revolução da Igualdade: "Todos os Animais são Iguais mas alguns (os políticos, sobretudo se forem socialistas) são MAIS IGUAIS do que os outros". Visitem-me no Blog "Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !"

    ResponderEliminar